Peduti

A que se atribui essa mudança de conceito sobre o tamanho das mamas?

Tem-se divulgado muito na mídia que as mulheres estão preferindo seios menores. Isso realmente tem acontecido, e nos favorece bastante, pois quando estava na moda uso de próteses muito grandes, tínhamos mais problemas como flacidez, surgimento de estrias, resultados artificiais, etc.
Na verdade, a colocação das próteses mamárias, seja para aumento ou redução, continua em alta no mundo todo. Apenas estamos passando por um período de readequação dos volumes.
Quando tratamos de mastopexias (colocação de próteses com retirada de pele) ou redução mamária com próteses, sempre deixo bem claro para as pacientes, que a manutenção do resultado depende totalmente do peso dos seios. Nestas situações, o ideal é de se evitar próteses volumosas.

Quais os riscos da cirurgia mamária?

Quando realizadas por equipe especializada com estrutura hospitalar de suporte e um bom pré operatório, são consideradas cirurgias de baixo risco. Apenas não podem ser banalizadas. Vemos hoje muitas pessoas se preocuparem mais com o preço do que com o serviço oferecido. Isso acaba sendo uma posição que pode gerar complicações, muitas vezes difíceis de serem remediadas. Cuidado com valores muito abaixo do mercado. Procure sempre operar com membros da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Como dimensionar o tamanho ideal da prótese para cada paciente?

O tamanho ideal depende de uma série de dados a serem avaliados, como tamanho dos seios, altura e peso da paciente, volume desejado e técnica a ser aplicada (aumento, correção de flacidez ou redução). Para isso precisamos de muito diálogo e tempo durante as consultas.

Quanto tempo dura essa prótese?

Hoje os implantes modernos não tem mais prazo de validade. Antigamente se falava em troca a cada 10 anos. Hoje o protocolo é acompanhamento anual com ultrassom e ressonância magnética a cada 10 anos. Caso esteja tudo bem, não há necessidade de troca.

Qual o tempo de recuperação da paciente?

Em média de 7 dias para mamoplastia de aumento e 15 dias para mastopexia ou redução com próteses. A partir desse período pode-se voltar a rotina diária, com algumas restrições.

Em quanto tempo pode voltar a dirigir, nadar, trabalhar, fazer exercícios físicos etc?

Na Mamoplastia de aumento, dirigir e trabalhar com 1 semana, desde que não faça esforço com os braços. Quando retiramos pele e na redução mamária, melhor aguardar 15 dias. Caminhada com 30 dias, exercícios mais pesados de membros inferiores 2 meses e de braços, 3 meses. Depois de 3 meses não há mais restrições.