Peduti

O que é abdominoplastia?
Com o envelhecimento, gravidez, ganho e perda constantes de peso (efeito sanfona), ocorre um abaulamento flácido do abdome, formado pelo excesso de gordura e sobra de pele. A abdominoplastia remodela o abome ao retirar o excesso de tecido (pele e gordura) que se acumula abaixo do umbigo e ajusta a cinta muscular frouxa (plicatura dos músculos reto abdominais). No caso de pacientes que, além de flacidez e excesso de pele, apresentam gordura localizada em outras partes do abdome, a lipoaspiração poderá ser associada para complementar o resultado.

É necessário emagrecer para fazer abdominoplastia?
Se a paciente estiver acima do peso, o ideal é que emagreça antes da cirurgia. Vale ressaltar que este procedimento não visa emagrecimento e sim retirada do excesso de pele e gorduras localizadas. Na presença de gordura visceral (na parte interna do abdome) o resultado da cirurgia é pobre.

Quais são os cuidados fundamentais antes de fazer o procedimento? Em que caso ele é indicado?
O fundamental é procurar um bom profissional para que seja indicada a cirurgia, sobretudo em relação a sobra de pele e peso. Uma vez indicada a cirurgia, outro detalhe importante são os exames pré-operatórios. Não fumar é obrigatório!!

Qualquer pessoa pode se submeter a abdominoplastia?
Não existe idade correta para a realização desta cirurgia, mas recomenda-se que, no caso da mulher, a mesma não pretenda mais ter filhos, pois a gravidez após a cirurgia pode levar à perda parcial dos resultados.

Como é a recuperação desse procedimento?
Pelo menos 15 dias em repouso relativo, para adequada cicatrização. 2 a 3 meses sem pegar pesos excessivos.

Como fica cicatriz após abdominoplastia?
A abdominoplastia é normalmente realizada através de uma incisão transversa arqueada, logo acima dos pelos pubianos. O tamanho da incisão depende da quantidade de pele a ser removida e normalmente continua até próximo dos quadris, curvando-se levemente para cima. Uma segunda incisão deve ser realizada ao redor do umbigo, que voltará à sua posição normal no final da cirurgia. Procuramos sempre posicionar a incisão para que a cicatriz resultante fique escondida pelas roupas íntimas e biquínis.

Quais são os riscos?
A maior preocupação nesta cirurgia é a prevenção de trombose. Para isso várias medidas são tomadas: uso de meia elástica, aparelho de compressão pneumática, medicamentos e, se possível, interrupção do uso de anticoncepcionais. Outro fator de risco importante é o tabagismo, o qual deve ser totalmente interrompido, pelo menos 30 dias antes da cirurgia.