Peduti

Quantos anos vou rejuvenescer?
Não é possível, através da cirurgia, transformar uma face de 40 anos em uma de 20. Apesar desta cirurgia atenuar os sinais da idade, é impossível estabelecer o período de rejuvenescimento. A intenção da cirurgia da face é reposicionar as estruturas levando a impressão de jovialidade.

Como Serão as cicatrizes?
A localização das cicatrizes vai depender do planejamento cirúrgico e da técnica a ser utilizada em cada caso. Na maioria das vezes a técnica que utilizamos deixa cicatrizes que se iniciam na lateral da cabeça (acima da orelha, na região do cabelo), passam pela frente da orelha, contornando-a até a metade da sua região posterior onde continuam pela região do cabelo novamente em direção a nuca.
Dependendo do planejamento cirúrgico, podemos ter cicatrizes na região do submento (queixo) para melhor abordagem do pescoço.

Quando poderão ser lavados e penteados os cabelos?
Após a retirada do curativo, no dia seguinte, poderão ser lavados e penteados os cabelos (com cautela) utilizando-se somente a polpa dos dedos, não usar as unhas. Para secá-los, pode-se utilizar secador manual com ar frio. As tinturas geralmente após a 4ª semana. A maquiagem no rosto só deve ser utilizada a partir da 1ª semana, caso tudo ocorra bem.

Os olhos ficam ocluídos no pós-operatório?
Não. É recomendada a aplicação de compressas com gelo sobre os olhos, que podem ser trocadas periodicamente, várias vezes ao dia.
– Não colocar o gelo diretamente sobre a pele, pois pode causar queimaduras, deixando cicatrizes permanentes no local. Sempre utilizar uma compressa ou pano limpo entre o gelo e a pele.

Há dor, no pós-operatório?
A Cirurgia da face usualmente não evolui com dor intensa, porém ocasionalmente poderá ocorrer, sendo facilmente controlada com os analgésicos prescritos.

Há “corte de cabelo” preparatório para a cirurgia?
Atualmente não é necessário retirada de cabelos nem antes nem durante a cirurgia.

Qual a evolução pós-operatória?
Até que se consiga atingir o resultado almejado, diversas fases evolutivas são características deste tipo de cirurgia. Assim, edemas (inchaço), “manchas” de infiltrado sanguíneo, hipersensibilidade de algumas áreas, insensibilidade de outras, são comuns a todos os pacientes, evidentemente, alguns pacientes apresentarão esses fenômenos com maior ou menor intensidade que outros. O seu organismo se encarregará de dissipar esses pequenos transtornos. Toda e qualquer preocupação de sua parte deverá ser transmitida ao seu cirurgião, que lhe prestará os esclarecimentos necessários para sua tranquilidade. Um curto período de “depressão emocional” poderá ocorrer nos primeiros dias, devido ao aspecto transitório, geralmente advém da “ansiedade em atingir o resultado final o quanto antes”. Tenha paciência. Lembre-se que nenhum resultado de cirurgia de rejuvenescimento facial poderá ser avaliado antes de pelo menos 3 a 6 meses de pós-operatório.

Pode ser necessária a realização de retoques?
Sim. Há vários fatores que condicionam o resultado deste procedimento: A técnica a ser usada, os cuidados pós-operatórios, a colaboração do paciente, medidas dietéticas adequadas, exercício físico, genética, etc. Pode ser necessária a realização de cirurgias complementares para se obter um resultado final melhor. É interessante observar, que são considerados retoques a correção de pequenas imperfeições. Lembre-se que existem limites para a cirurgia de rejuvenescimento facial, e que você não ficará com o rosto igual ao que tinha aos 18 anos. Além disto algumas áreas da face não são tratadas com a cirurgia e podem necessitar de procedimentos estéticos complementares como por exemplo: Botox, preenchimentos, peelings, dentre outros.