A RINOPLASTIA DEIXA CICATRIZES?
Existem cicatrizes externas, pouco aparentes, na columela ou nas asas nasais feitas para se harmonizar melhor o resultado.
PODEREI ESCOLHER, PARA O MEU FUTURO NARIZ, A FORMA QUE EU DESEJAR?
Não. Existe um equilíbrio estético entre o nariz e a face, equilíbrio este que o cirurgião deve observar, a fim de preservar a naturalidade e autenticidade dessa face. A qualidade da pele do nariz também poderá interferir no prognóstico do resultado almejado. Cada caso é estudado, a fim de que se possa dar ao nariz a melhor forma possível, dentro das exigências da face. Se a sua escolha coincidir com aquele tipo de nariz planejado, sem dúvida seu desejo será atendido. Cirurgião e paciente deverão estar de acordo com o resultado possível de se obter. Além disso, o nariz tem inúmeras funções, dentre elas respiração e olfação, que precisam ser respeitadas.
O RESULTADO DEFINITIVO EM RELAÇÃO À FORMA E FUNÇÃO É IMEDIATO?
Não. Várias fases são características do pós-operatório do nariz. Assim é que, numa 1ª fase (logo após a retirada do curativo imobilizante, em torno o 7º dia, apesar de corrigidos vários defeitos estéticos do nariz original, notamos um edema (inchaço) que vai diminuindo com o passar dos dias e que tende a se normalizar em torno 12 a 18 meses, não sendo, portanto, possível se avaliar o resultado de cirurgia estética do nariz antes deste período.
COMO FICARÁ MINHA RESPIRAÇÃO APÓS A CIRURGIA?
A Rinoplastia visa melhorar as condições estéticas. Poderá, devido ao edema, haver pequena dificuldade respiratória em certos períodos do dia no pós-operatório imediato, que com o decorrer do tempo tende a normalizar-se. Quando a correção do septo se faz necessária, a rinoplastia poderá ser feita simultaneamente ou numa segunda oportunidade, de acordo com o caso.
POR QUANTO TEMPO PERSISTE O RESULTADO OBTIDO?
O resultado de uma rinoplastia persiste por longo tempo. Após alguns anos, como em qualquer parte do organismo, poderão ocorrer algumas alterações morfológicas na região nasal, decorrente do processo de envelhecimento do paciente.
QUAL O TIPO DE ANESTESIA QUE SE UTILIZA PARA A OPERAÇÃO?
Anestesia geral é a mais segura para este tipo de cirurgia, porém a anestesia local com sedação também pode ser utilizada em casos específicos de acordo com a avaliação do médico.
QUAL O TEMPO DE INTERNAÇÃO?
Em geral 12 a 24 horas
SÃO UTILIZADOS CURATIVOS?
O nariz é mantido imobilizado com micropore e/ou esparadrapo, que o recobre totalmente, permanecendo por cerca de sete dias. Não usamos o tamponamento nasal.
O NARIZ SANGRA NOS PRIMEIROS DIAS?
Existe um pequeno sangramento, que é normal nas primeiras 48 horas. Isto, entretanto, não deverá ser motivo de preocupação.
EM QUE POSIÇÃO DEVEREI DORMIR, NOS PRIMEIROS DIAS?
Sempre com a cabeça discretamente elevada do leito (travesseiro). Manter-se com a face voltada para cima por pelo menos 7 dias.
QUANDO PODEREI TOMAR SOL?
Enquanto houver manchas roxas (equimoses), deve-se evitar a exposição solar.